quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lista de exercícios - 1° ano


1. Leia atentamente a canção de Chico Buarque, exposta abaixo:

Cecília
Chico Buarque



Quantos artistas
Entoam baladas
Para suas amadas
Com grandes orquestras
Como os invejo
Como os admiro
Eu, que te vejo
E nem quase respiro

Quantos poetas
Românticos, prosas
Exaltam suas musas
Com todas as letras
Eu te murmuro
Eu te suspiro
Eu, que soletro
Teu nome no escuro

Me escutas, Cecília?
Mas eu te chamava em silêncio
Na tua presença
Palavras são brutas

Pode ser que, entreabertos
Meus lábios de leve
Tremessem por ti
Mas nem as sutis melodias
Merecem, Cecília, teu nome
Espalhar por aí
Como tantos poetas
Tantos cantores
Tantas Cecílias
Com mil refletores
Eu, que não digo
Mas ardo de desejo
Te olho
Te guardo
Te sigo
Te vejo dormir




a) Essa canção, apesar de ser contemporânea, traz características das cantigas de amor medievais. Identifique duas características desse tipo de cantiga presentes na canção de Chico Buarque.

b) Releia: “Mas nem as sutis melodias/Merecem, Cecília, teu nome/Espalhar por aí”.
Neste excerto há um desvio em relação às normas do “código do amor cortês”. Identifique qual regra foi desrespeitada.

2. Leia com atenção:

Esquecimento
Florbela Espanca


Esse de quem eu era e era meu,
Que foi um sonho e foi realidade,
Que me vestiu a alma de saudade,
Para sempre de mim desapareceu.

Tudo em redor então escureceu,
E foi longínqua toda a claridade!
Ceguei... tateio sombras... que ansiedade!
Apalpo cinzas porque tudo ardeu!

Descem em mim poentes de Novembro...
A sombra dos meus olhos, a escurecer...
Veste de roxo e negro os crisântemos...

E desse que era eu meu já me não lembro...
Ah! a doce agonia de esquecer
A lembrar doidamente o que esquecemos...!

a) Qual temática, frequente das cantigas de amigo, está desenvolvida neste soneto?
b) Qual elemento do soneto permite identificar uma cantiga de amigo?

3. O que eram as novelas de cavalaria? Qual sua importância para a cultura medieval?

4. Observe a imagem abaixo:

A partir de 1450, os europeus contam com o advento da prensa com caracteres móveis. Esse fato foi tão importante que esta gravura, do século XIX, retrata Gutenberg, inventor da prensa, verificando a prova de uma impressão. Explique quais mudanças essa tecnologia trouxe para o desenvolvimento da literatura.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário