LISTA DE EXERCÍCIOS
1. Leia com atenção o que diz Ruy Espinheira
Filho, a respeito do Modernismo:
“O que pretendiam, em linhas gerais, os
modernistas? Resumidamente, podemos dizer que estavam insatisfeitos com a
poesia que o país lhes oferecia: dura, fria, presa a uma forma preestabelecida,
perdida entre deuses gregos e palácios romanos. [...] Uma poesia alheia ao meio
e ao tempo. Alienada. Fora da vida. Era preciso (como dizia Mario de Andrade)
dar uma alma ao Brasil, criar um gosto novo, reunir arte e vida. [...]
Em suma, o movimento fez uma redescoberta do
Brasil, incentivou a pesquisa e a invenção, aposentou a ideia da beleza como
convenção [...], pôs o país no século xx.”
Apud abaurre et pontara. Literatura.
Tempos, leitores e leituras. P. 83
a) Qual literatura o país “oferecia” até o
início do século xx? Identifique a
escola literária a que o autor se refere.
b) Por que essa literatura fora considerada
“alienada”? Explique.
c) Como se traduz esteticamente a “redescoberta do Brasil” feita pelos modernistas de
primeira geração? Explique.
2. Leia o poema de Mario de Andrade:
Descobrimento
Abancado
à escrivaninha em São Paulo
Na
minha casa da rua Lopes Chave
De
sopetão senti um friúme por dentro.
Fiquei
trêmulo, muito comovido
Com
o livro palerma olhando pra mim.
Não
vê que me lembrei que lá no norte, meu Deus! muito longe de mim,
Na
escuridão ativa da noite que caiu,
Um
homem pálido, magro, de cabelos escorrendo nos olhos
Depois
de fazer uma pele com a borracha do dia,
Faz
pouco se deitou, está dormindo.
Esse
homem é brasileiro que nem eu...
a) De que “descobrimento” trata o texto?
Justifique.
b) Quais elementos estéticos permitem identificar esse poema como sendo pertencente ao
Modernismo brasileiro?
c) Por que identificar-se tão brasileiro
quanto o seringueiro deixa o eu-lírico espantado, trêmulo e comovido? Explique.
3. O que pretendia Oswald de Andrade quando
lançou, em 1924, o Manifesto pau-brasil?
4. Leia com atenção:
Poema
tirado de uma notícia de jornal
Manuel Bandeira
João Gostoso era carregador de feira-livre e
morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas
e morreu afogado.
a) Considere o projeto literário do
Modernismo de primeira geração, no Brasil, e identifique um de seus elementos
no poema acima.
b) Como podemos identificar a influência das
Vanguardas europeias neste poema? Explique.
5. Qual proposta Pré-Modernista será
consolidada pelos Modernistas, no início do século xx?
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