segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Atividade de recuperação - 2° ano - Literatura


LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Relacionando os textos românticos de primeira fase e o contexto em que se desenvolvem, explique em que diferem a corrente nacionalista portuguesa e brasileira. Cite ao menos dois autores e obras representantes desse movimento em Portugal e no Brasil.

2. Em que medida o “mito do bom selvagem”, definido por Jean-Jacques Rousseau, influenciou a produção literária romântica de primeira fase no Brasil. Justifique sua resposta, apoiando-se em exemplos extraído de Iracema.

3. A que se propunha José de Alencar ao compor Iracema? Explique.

4. Considerando a obra Iracema como um todo, podemos afirmar que ela mantém um vínculo com o cânone ocidental ao mesmo tempo em que traz inovações em relação à literatura produzida até o século xix. Em que consistem a inovação e a tradição literária no texto de José de Alencar? Justifique.

5. Leia atentamente a tirinha a seguir:




Nesse texto, o final “trágico” do namoro do leão remete a uma das possibilidades de fuga da realidade que normalmente ocorria nos romances românticos do século xix: a morte, a infância, o passado, a religião. Explique por que a busca pela religião era um recurso para aliviar no sujeito a dor causada pela impossibilidade de realização do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário