quinta-feira, 24 de maio de 2012

Proposta de redação

Olá, Bizunguinhos,
volto aqui para compartilhar com vocês um texto produzido por um dos alunos do 9o. ano A, o Vito Souza Muniz.
Escolho compartilhar esse texto porque ele traz uma qualidade, há um posicionamento claro, bem definido ,(que pode ou não ser controverso) do enunciador. Fato é que esse texto exercita aquilo que sempre falo para vocês quando o tema é argumentação: não será possível desenvolvê-la se não se estiver ciente e posicionado frente ao debate.
Abaixo reproduzo na íntegra o texto do Vito. O posicionamento é dele, os valores ali revelados, também.
A proposta de trabalho será, então que você identifique o debate e também se posicione, elaborando um texto argumentativo para defender seu ponto de vista. Lembre-se: você poderá reafirmar as ideias do Vito, ou refutá-las, estabelecendo assim uma polêmica.



"A Violência

Eu caminhava pelas ruas de meu bairro quando observei uma pessoa sendo assaltada. O ladrão estava ali pegando tudo que podia da vítima, que foi jogada no chão por ele, que fugiu a pé. A polícia só chegou dez minutos depois, o que achei um absurdo. Isso me fez pensar que a violência só existe nas cidades por falta de policiais, o que dá maior liberdade do ladrão, o que resulta em elevados índices de criminalidade.
De fato, quando a polícia for menos corrupta e fragmentada, talvez haja uma diminuição da criminalidade. Quem nunca foi assaltado ou furtado? Se essa diminuição ocorresse, o Brasil precisaria também melhorar a justiça que está lenta e falha.
Agora se pergunte: mesmo com todas essas medidas, os crimes parariam? A resposta é não. Nunca haverá uma sociedade sem crimes. O máximo a que poderíamos chegar é a uma taxa de criminalidade mínima."
Vito Souza Muniz

Bom trabalho,
beijinho
Amanda

6 comentários:

  1. Posicionamento claro e crítico em relação à segurança pública que temos.
    Acho válido ressaltar que do meu ponto de vista, o problema não esteja localizado na falta de policiamento pelas ruas da cidade. Ao meu ver, o problema é o sistema em que vivemos, que cria situações desiguais para todos - a chamada desigualdade social - que força seus membros a fazerem o que fazem para sobreviver. Poderíamos ter mais policiamento? Também, mas com mais policiamento na sociedade em que estamos inseridos viria também mais corrupção, mais violência, mais desigualdade.
    Quanto a utopia de uma sociedade sem crimes, de fato, jamais se atingirá um índice de criminalidade zero enquanto o capitalismo "reinar" mundo afora.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Ótimo posicionamento mas acho que poderiamos chegar a uma taxa de criminalidade não com uma quantidade absurda de policias patrulhando ruas, mas sim com um um governo claro e limpo com seu povo um governo que não seja "POLITICO" com você mas sim sincero com você não precisamos de um governo sem corrupção pode haver pouca corrupção mas com impostos absurdos que vão subindo para alimentar o bolso de nossos governantes o custo de vida no Brasil será absurdo e já está altissimo e por o custo ser alto você tem poucas opções de vida ser um """"""governante"""""" ser um LADRÃO ser uma pessoa "RICA" ou ser honesto e sofrer... E quanto aos outros crimes? Simples: Tolerância(me corrija se escrevi tolerância errado) zero cadeira elétrica e ponto se for PROVADO que é culpado morre acabou vai diminuir o custo de "manter" os presos em nosso pais e nos restarão o que? somente os ladroes e que não foi provado conclusivamente que são culpados(que podem estar presos injustamente) são medidas drastricas mas que acho necessárias para "Salvar" nosso pais de um colapso financeiro... Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninos,
    obrigada pelo tempo de vocês!
    Otávio, respondendo à sua pergunta, tolerância está escrito adequadamente, hehe! O que talvez mereça mais reflexão é a questão da pena de morte.
    Quanto ao Kendi, também teu texto tem um posicionamento bastante claro, articulado, e crítico.
    Valeu pela contribuição!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que foi dito em gênero, número e grau em relação a Justiça. O sistema judiciário Brasileiro é falho. Quando o Vito diz que a polícia é corrupta concordo também, porém, creio que podemos facilmente inserir o nosso sistema por inteiro nisso. A nossa sociedade é corrupta, nossos órgãos públicos são corrompidos dia após dia, nosso governo desvia "mares de dinheiro". Não é só o aumento da polícia que irá diminuir a criminalidade em nosso País, é preciso também rever outros fatores que englobam o assunto, como a Educação Brasileira que é uma vergonha, a não igualdade de oportunidades, a falta de vergonha na cara de muitos governantes e por aí vai. É preciso realmente ficar de olho nos bandidos de colarinho branco, estes sim, lesam os cidadãos de verdade. E a partir de lá, do governo, de onde tudo é iniciado, que precisamos realizar as devidas mudanças. Só assim conseguiremos dar solução a alta taxa de criminalidade (e muitos outros problemas) em nosso País.

    ResponderExcluir
  5. O problema é mais amplo do que a falta de policiamento nas ruas. De fato, a polícia é falha e fragmentada, porém o que precisa ser melhorada é a questão da desigualdade social. Sempre há a referência de pobre e marginal à bandido, pelas condições que a eles foi imposta. E são por essas mesmas condições que alguns optam pela criminalidade. Uma quantidade maior de policiamento apenas esconderia o real problema, que existe pelo sistema político em que estamos infiltrados. O governo colabora com essa situação, mas a desigualdade social, e consequentemente altas taxas de criminalidade são propostas do nosso sistema. Policiamento deve existir, justiça deve agir. Porém se queremos transformações, essas tem que vir do ponto que inicia o problema.

    ResponderExcluir
  6. Bia e Rafael,
    obrigada pelo tempo de vocês. Li seus comentários, mas não conseguira postar o meu a respeito... coisas da tecnologia.
    Bacana observar como se constrói um debate, não é mesmo?! E como se cruzam ou se afastam os posicionamentos. Exercitar esse processo permite aprimorar nosso texto (seja oral ou escrito), à medida que refletir, ver e rever nosso ponto de vista nos obriga a participar mais ativamente do nosso tempo/espaço, nos torna seres mais conscientes de nosso papel na sociedade.
    beijo,
    Amanda

    ResponderExcluir