segunda-feira, 21 de março de 2011

Não foi sem querer!

É lamentável o estado das coisas hoje! A vida é tão banalizada que muitas vezes viver ou morrer não é o que importa, desde que seja de tênis da marca X, na volta da balada Y, no carrão Z... Não somos, temos - eis o lugar comum, que de tão repetido deixou de nos fazer realmente refletir.
Mas o discurso do "ter" me incomoda (ainda mais) pela sua renitência nessa campanha:



Somos narcisos contentes não só quando nos vemos refletidos, mas - principalmente - quando vemos pelo reflexo de nós mesmos a inveja do outro que nos observa do lugar de quem não tem. Eis o aviso das "hondas"!
Na campanha, ser "O" proprietário é o que satisfaz... No reflexo, e em primeiro plano, o que se tem; e de fundo, um eco de "quem tem" - de humano, nada!
É por isso que alguns se acham no direito de atropelar aqueles que têm algo de humano; que não ficam observando "os-proprietários-satisfeitos-de-não-importa-que-carro", quando esses, se olhando nos "espelhos", querem passar!

Só queria deixar minha contribuição para o MOVIMENTO MARUPIARA À FAVOR DA DEMOCRACIA E DA PAZ NO TRÂNSITO.

Valeu, Renato, por levantar essa questão!

;)
Amanda

2 comentários:

  1. Uma das melhores coisas desse mundo é que "ele dá voltas" e a gente pode discutir e rediscutir assuntos pois eles nunca chegam à exaustão.

    O seu texto é ótimo e interpreta a propaganda de uma forma que "diariamente nos forçam a esquecer".

    Quando penso sobre o que é "vencer na vida", raramente me vejo guiando um HONDA FIT, de placa FIT9999 (ou uma BMW de placa BMW9999). Penso em outras coisas - que não cabem torná-las públicas aqui - mas se relacionam a emoções.

    Como vc gosta de MPB, minha maior aproximação com esse "gênero" é Los Hermanos. Agrada-me quando o Marcelo Camelo canta:
    "Quem acha que perder
    É ser menor na vida
    Olha lá, quem sempre quer vitória
    E perde a glória de chorar
    Eu que já não quero mais ser um vencedor
    Levo a vida devagar pra não faltar amor"

    Mas, lembrando que você também é uma provocadora, lanço aqui um cutucão: A primeira regra sobre o Clube da Luta, é não falar sobre o Clube da Luta. Quer ser uma sócia? Se é a sua primeira vez, você vai ter que lutar.

    Há um zilhão de pontos em comuns entre os nossos textos e o filme CLUBE DA LUTA. Minha próxima publicação pode ser sobre isso. Topas?

    Abraços

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Topo!! Pra ontem...
    Assistirei ao filme para poder participar do debate.
    Obrigada pelo comentário!
    beijo

    ResponderExcluir