segunda-feira, 1 de março de 2010

Paradoxos da vida moderna

Dentre as figuras de linguagem, designamos por "paradoxo" aquela que se refere à associação de termos contraditórios, inconciliáveis, relacionados a uma mesma ideia. Esse recurso estético é usado em diversas situações da retórica e serve para gerar ironias, para exprimir uma angústia existencial, para criar textos de humor, enfim são vários os usos.
Desses diversos usos, há um que ocorre em um texto de grande circulação, o qual me intriga profundamente. Vamos a ele:



E aí? Você sabe me dizer o que há de paradoxal nessa propaganda?

Então, vamos ao que diz a bela Maria Fernanda Cândido:
"Daqui da Ford, sai um carro novo a cada 70 segundos. E olha que legal, o carpete desses carros foi feito com garrafa pet reciclável, porque a Ford é uma empresa que cresce pensando em mim e em você! (...)"

No enunciado "cresce pensando em mim e em você", nesse contexto, está pressuposto o discurso ecológico que defende o desenvolvimento sustentável e a reciclagem. Logo, fazer tapetes de garrafa pet significa desenvolver-se de maneira sustentável porque se está reciclando e, portanto, fica aparentemente resolvido o problema do uso de recursos naturais do planeta, certo? Errado!
O que essa estrutura retórica esconde é que o problema da sustentabilidade não se limita à reciclagem e só se resolverá se houver redução do consumo. MAS, como isso é possível se tal empresa lança no mercado um carro novo a cada 70 segundos?! 70 SEGUNDOS????!!!!!

Notem como o errado pode virar certo se o enunciador for habilidoso o bastante para reorganizar as palavras em uma frase, para utilizar as figuras de linguagem no lugar certo, e dar ênfase a um fato positivo de modo que se esconda outro, negativo.
Não se tira o mérito de usar garrafas pets em carpetes de veículos, mas daí sugerir que o consumidor pode comprar o que quiser e pronto, pois estamos no mundo sustentável e feliz, são outros quinhentos. É um paradoxo incentivar o consumo a esse nível (um carro novo a cada 70 segundos é um absurdo!!!) e falar em reaproveitamento de materiais, você não acha? P A R A D O X O.

E se já não estivesse ruim, vou piorar: a Ford não está sozinha nessa, acompanham seu ritmo as demais montadoras e todas as multinacionais de todos os produtos que consumimos. Faz parte da lógica capitalista... E nós? O que fazemos nos 70 segundos que as "fords" levam para lançar produtos no mercado? Essa pergunta precisamos nos fazer diariamente!
Reciclar não resolve o problema, até porque, também sobram resíduos do que é reutilizado. Precisamos é consumir menos apesar de todos os apelos contrários - sejamos rebeldes!

Ufa! Quanta coisa em trinta segundos de propaganda e uma única figura de linguagem, ein?! Por isso que digo sempre: conhecer a língua e seus usos é fundamental para que não sejamos pegos nessas pequenas armadilhas retóricas e para que nossas reflexões sobre o mundo, sobre as coisas, sobre nós mesmos seja o mais livre possível.

Espero que o exemplo tenha ajudado pelo menos a entender o que é um paradoxo!

beijocas,
:)
Amanda

12 comentários:

  1. Consumir: este é o verbo que "aquele pessoal" quer que nós conjuguemos. Esta reflexão, lembrou-me daquele livro: Admirável mundo novo, onde tudo era produzido de maneira que "estragasse" em um período curto e a mídia "feroz" lançava modas a todo instante com a finalidade de incentivar o consumo. Alguma semelhança? É um livro que recomendo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É mesmo! Qualquer semelhança com a vida real NÃO é mera coincidência... Valeu, Juju.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional, e sem "perceber" estamos no ciclo: trabalhar, consumir, trabalhar, consumir.....

    Beijos,
    Alessandra

    ResponderExcluir
  4. Triste, mas é verdade!
    Valeu pela visita!!
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Nossa.....isso parece tão obviu depois que você le....mas eu acho que nunca pensaria nisso quando estivesse vendo essa propaganda na Tv de casa.

    ResponderExcluir
  6. É espantoso o poder de persuasão do texto publicitário, nãó é mesmo?!
    Por isso que temos sempre que ler tudo com muita atenção!
    Obrigada pela visita!
    beijo

    ResponderExcluir
  7. nossa que medo ! 70 segundos !
    paradoxo é uma coisa que faz agente pensar ein

    ResponderExcluir
  8. Amanda, excelente! Adorei tbm o comentário do Leonardo. "O parodoxo nos faz pensar..."

    ResponderExcluir
  9. É, Mi, bacana mesmo... pensar é fundamental, porque precisamos urgentemente ser mais conscientes de nosso papel no mundo.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ola, como vão as férias?
    Então, tava passando pelo youtube e vi esse video, muito interessante por sinal, e pensei se não seria possível começar uma discussão sobre ele.
    Obs: Acabei chegando nele devido a um tópico do blog de química (o que a mídia pensa de nós). Achei mais adequado "postalo" aqui ^^
    http://www.youtube.com/watch?v=c3d9XbzNfv4

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda
    Parabéns pela escolha do exemplo para ilustrar o que é paradoxo. Os nossos conteúdos didáticos podem ser desenvolvidos de muitas formas, mas eles são mais bem aprendidos se conseguimos dar VALOR a eles.
    Por curiosidade, havia lido que o mês de fevereiro foi, novamente, muito bom para as montadoras de carros: no total foram vendidos 430.040 veículos no país, dos quais 258.841 são automóveis e veículos comerciais leves.
    Misturando esses números com os do volume de água das chuvas e dos investimentos em infra-estrutura e transporte público, a conclusão é que o Marupiara, mesmo sem sair do seu lugar no espaço-tempo, fica cada vez mais longe da minha casa.
    Abraços
    Renato Casemiro

    ResponderExcluir
  12. E aproveitando os paradoxos, uma aula de física!
    Obrigada!
    Mas não é um absurdo! A mim, parece-me tão simples e claro que não somos poucos a perceber que como está não vai dar para ficar e, no entanto, continuamos...
    é, "quando acabar, o maluco sou eu"!! ;)
    beijo

    ResponderExcluir