segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Linguagens e Tecnologias

Olá, pequenitos,
esse post é de um curta, cujo autor infelizmente desconheço, mas que achei super interessante porque relaciona passado e futuro e rompe com aquela ideia, muito difundida, de que o desenvolvimento tecnológico é privilégio de nossa era.
Brincando com a relação de um monge medieval que, habituado a tabalhar com o rolo de papiro, não consegue entender a lógica do códex (o livro tal como o conhecemos hoje), o autor do curta expõe a nossa própria relação com o desenvolvimento tecnológico atual.
Quem nunca se sentiu um ser jurássico frente a uma nova tecnologia que levante a mão! Eu ri muito, porque me vi frente ao computador!

O vídeo vale também para nos lembrar que o que hoje parece muito natural - ler um livro, por exemplo - foi resultado de um longo processo de transformação cultural e de aprendizagem.
Vocês devem se lembrar que na Idade Média a cultura era predominantemente oral: ouvíamos os poemas e as narrativas; assistíamos a peças de teatro. Com o passar do tempo, no entanto, o livro (códex) passou a disputar o espaço antes ocupado apenas por essas outras formas interação com o texto literário. Vocês já se perguntaram como foi que as pessoas dessa época reagiram?

Assistam ao vídeo... é bem divertido!

beijocas
;)
Amanda

ps.: Reparem no manual do usuário para o "novo sistema" no final do filme!

Um comentário:

  1. Amanda,
    Este vídeo é ótimo mesmo!
    Ainda bem que o manual do final não tem um "clips" irritante como o do M. Office ;)
    Abração, Mário

    ResponderExcluir