quarta-feira, 20 de abril de 2011

Graaaaaaaande, Luís Otávio!!

Lá estou eu de novo discutindo as peças publicitárias produzidas pela mídia... Mas é quase impossível não discuti-las!
A de hoje é a mais recente proposta da "amorosa" operadora de celulares "Vivo". A anterior, aquela em que figurantes ficavam formando palavras (clichês a beça!) com as letras impressas em suas camisetas, já me irritava um tanto (hoje estou passional!). Principalmente quando surgia a "pérola" pronunciada no slogan ao final da palhaçada toda: "o amor nos conecta. A conecção nos transforma. Vivo conecção como nenhuma outra".
"AMOR"? Ei, alguém me explica o que isso tem a ver com o serviço prestado pela caríssima operadora? Se alguém me responder que é por causa da possibilidade de efetuar uma ligação, eu vou ficar preocupada, pois depois da sucessão de clichês do tipo "politicamente correto", apontados naquelas palavras, o que sobra é o consumo.

Mas se não bastasse essa para representar o limite do mau-gosto e da hipocrisia capitalista, eles lançaram o "graaaaaaaande Luís Otávio"...
Você saberia me dizer o que há de mais chocante nessa propaganda?
Assistamos:


E aí? Notou?
Os dois meninos ciumentos discutem o novo relacionamento da avó. Vovó?! Namorando?! Que moderno, não?! Alguém diria que a Vivo estaria valorizando a emancipação da mulher. Entretanto, uma leitura mais cuidadosa do texto demonstra o contrário e vemos que a cultura machista está arraigada e parece constitutiva do discurso brasileiro.

De fato, a peça discute os novos tempos... A vovó não faz o almoço para o vovô e crochê/tricôt para os netinhos... ela namora. E os netos "machinhos", nesse contexto, já não podem mais proibi-la de namorar, como outrora... mas reclamam entre si.
E o tal Luís Otávio que viaja de outro estado para namorar? Para os meninos, um mané-sem-noção, até que... Até que aparece o "brinde": nada menos que sua própria neta!
Lembrei-me das batalhas medievais, em que as filhas/irmãs eram prêmio de guerra ao soldado valente!
Que armadilha perigosa construiu o enunciador! Ao incluir a "neta" e a reação positiva do menino frente a ela, fica sugerido o final do conflito "neto da vovó"
x "Luís Otávio", afinal a "Júlia" (a neta do Luís) poderá "distrair" o garoto enquanto o vovô namora!
Ufa! Essa foi de doer!

Insisto que a língua portuguesa não é machista, mas o discurso brasileiro, meu Deus, como é!!
Muitos referem ser machista o uso do masculino como "generalizador" das categorias feminino/masculino. Mas fato é que em português, raras são as palavras com marca de masculino. Exemplo simples consta no uso do "eles". Se enuncio "eles estão na sala" posso estar falando de meninos e meninas. Mas o mesmo não será possível se disser "elas estão na sala", em que só poderei concluir que estejam presentes as meninas.
Não será escrevendo textos aos "homens e mulheres", "meninos e meninas", "deputados e deputadas", etc, que demonstraremos preocupação com a condição de homens e mulheres em nossa sociedade, mas, sobretudo, modificando nossa relação com cada uma dessas "categorias".
Nessa propaganda, "Júlia" é poder de barganha para o tal Luís Otávio... o que é, no mínimo, desrespeitoso com as vovós e júlias de nosso país... mas, infelizmente, raramente pensamos nisso!

uf!
Beijocas
;)
Amanda

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Publicações

Bizunguinhos,
a professora Patrícia (História - Fund II) mandou-nos um email divulgando o convite da revista de geopolítica Glocal (parceria USP/Cursinho do Henfil): "Escreva o mundo de hoje".
Trata-se de uma proposta ao alunos (e professores) que queiram escrever artigos, resenhas ou ensaios para colaborar com a revista. As informações estão nos links abaixo:

http://www.cursinhohenfil.org.br/glocal.asp

http://www.cursinhohenfil.org.br/edital_glocal.pdf (edital para participação)

Aos futuros jornalistas "marupienses" é um prato cheio!!!

beijocas

Cordel

Bizunguinhos,
olha que bacana:

Oficina de Literatura de Cordel - Sesc Consolação
Dias 11/04 e 12/04 -Segunda e terça, das 15 às 17h.
Oficina de Criação Literária com César Obeid
Rua Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque
Telefone: 11 3234-3000


A quem se interessar, fica a dica!!
Beijocas