segunda-feira, 1 de março de 2010

Paradoxos da vida moderna

Dentre as figuras de linguagem, designamos por "paradoxo" aquela que se refere à associação de termos contraditórios, inconciliáveis, relacionados a uma mesma ideia. Esse recurso estético é usado em diversas situações da retórica e serve para gerar ironias, para exprimir uma angústia existencial, para criar textos de humor, enfim são vários os usos.
Desses diversos usos, há um que ocorre em um texto de grande circulação, o qual me intriga profundamente. Vamos a ele:



E aí? Você sabe me dizer o que há de paradoxal nessa propaganda?

Então, vamos ao que diz a bela Maria Fernanda Cândido:
"Daqui da Ford, sai um carro novo a cada 70 segundos. E olha que legal, o carpete desses carros foi feito com garrafa pet reciclável, porque a Ford é uma empresa que cresce pensando em mim e em você! (...)"

No enunciado "cresce pensando em mim e em você", nesse contexto, está pressuposto o discurso ecológico que defende o desenvolvimento sustentável e a reciclagem. Logo, fazer tapetes de garrafa pet significa desenvolver-se de maneira sustentável porque se está reciclando e, portanto, fica aparentemente resolvido o problema do uso de recursos naturais do planeta, certo? Errado!
O que essa estrutura retórica esconde é que o problema da sustentabilidade não se limita à reciclagem e só se resolverá se houver redução do consumo. MAS, como isso é possível se tal empresa lança no mercado um carro novo a cada 70 segundos?! 70 SEGUNDOS????!!!!!

Notem como o errado pode virar certo se o enunciador for habilidoso o bastante para reorganizar as palavras em uma frase, para utilizar as figuras de linguagem no lugar certo, e dar ênfase a um fato positivo de modo que se esconda outro, negativo.
Não se tira o mérito de usar garrafas pets em carpetes de veículos, mas daí sugerir que o consumidor pode comprar o que quiser e pronto, pois estamos no mundo sustentável e feliz, são outros quinhentos. É um paradoxo incentivar o consumo a esse nível (um carro novo a cada 70 segundos é um absurdo!!!) e falar em reaproveitamento de materiais, você não acha? P A R A D O X O.

E se já não estivesse ruim, vou piorar: a Ford não está sozinha nessa, acompanham seu ritmo as demais montadoras e todas as multinacionais de todos os produtos que consumimos. Faz parte da lógica capitalista... E nós? O que fazemos nos 70 segundos que as "fords" levam para lançar produtos no mercado? Essa pergunta precisamos nos fazer diariamente!
Reciclar não resolve o problema, até porque, também sobram resíduos do que é reutilizado. Precisamos é consumir menos apesar de todos os apelos contrários - sejamos rebeldes!

Ufa! Quanta coisa em trinta segundos de propaganda e uma única figura de linguagem, ein?! Por isso que digo sempre: conhecer a língua e seus usos é fundamental para que não sejamos pegos nessas pequenas armadilhas retóricas e para que nossas reflexões sobre o mundo, sobre as coisas, sobre nós mesmos seja o mais livre possível.

Espero que o exemplo tenha ajudado pelo menos a entender o que é um paradoxo!

beijocas,
:)
Amanda